14 de nov. de 2008

Um final de ano negro

Fale a verdade! Quando você ouve ou lê uma frase como essa, qual é a primeira coisa que vem em mente?
Numa rápida consulta no Google descobri que as competições dos grandes prêmios de Fórmula 1 começaram a ser disputadas na Europa, no século XX.
De lá pra cá muito tempo passou. Acompanhamos um heptacampeão e outros que conquistaram o título de campeão mundial de pilotos da Fórmula 1, alemães, brasileiros, italianos, ingleses, mas entre tantas nacionalidades e raça ainda faltava uma coisa.
Foi somente nesse mês de novembro de 2008, que um negro levou a melhor, com Lewis Hamilton.
No mesmo período o EUA elege Barack Obama. Um negro em um dos cargos executivos mais cobiçados do mundo. Feitos que com certeza engrandecem esse povo que se orgulha dessas conquistas.
No rápido deslocamento do Norte da América e das pistas de Fórmula 1, venho até a câmara de vereadores de Blumenau. Aqui na terrinha de tradições alemãs, a vereadora Maria Emília de Souza do PT, foi à autora de um projeto que institui o feriado municipal do Dia da Consciência Negra. O feriado municipal civil deverá ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, quando deve ser relembrada a importância de Zumbi dos Palmares.
O líder da bancada governista, o vereador Marcelo Schrubbe do partido Democrata, disse que vai recomendar ao prefeito João Paulo Kleinubing, que de um veto ao projeto que cria o feriado do Dia da Consciência Negra em Blumenau.
“Como o projeto é inconstitucional, vou aconselhar o Prefeito a vetar a matéria, e sugiro aos demais vereadores que acatem o mesmo. Concordo com a luta, pois temos uma grande dívida com os negros, mas não cabem mais feriados no país", assim falou o vereador.
No mesmo site em que observei essa afirmação, (www.camarablu.sc.gov.br) no parágrafo seguinte tem a informação de que o vereador Marcelo Schrubbe acompanhou esta semana o prefeito João Paulo Kleinübing, na cerimônia em que recebeu o prêmio JCI Toyp Brasil 2008 conferido pela Câmara Júnior Internacional. O programa Toyp reconhece anualmente dez pessoas entre 18 e 39 anos "que exemplifiquem os melhores atributos de jovens brasileiros". Kleinübing venceu a categoria contribuição à infância, à paz mundial e aos direitos humanos. Uma cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, mas não aqui em Blumenau e sim em São Paulo. Conforme o vereador Marcelo Schrubbe, agora o prefeito concorre a um prêmio internacional, em evento a ser realizado na Turquia no próximo ano.
Será que na entrega do prêmio em São Paulo o nobre vereador abre mão do expediente de trabalho, para estar em São Paulo com o prefeito. E ano que vem? Vai para o Japão também com o prefeito? O para estar do outro lado do mundo o vereador irá durante as férias?